domingo, janeiro 23, 2011

125 anos de Avon

Car@s leitores,

a nossa grande Avon está de parabéns, 125 anos de existência. Fundada em 1886 com o nome de California Perfume Company, o nome Avon só apareceu anos mais tarde em 1939, inspirado pelo dramaturgo inglês Will Shakespeare, nascido na cidade Stratford-Avon, que por sua vez é cortada pelo rio Avon. Hoje é uma empresa mundialmente conhecida.

Foi criada por David McConnell, em Manhattan - Nova Iorque. Foi aos 20 anos de idade que este homem iniciou a sua carreira comercial, a vender livros aos clientes de porta em porta. Para lhes agradar passou a distribuir frascos de perfume que um amigo farmacêutico produzia como brinde. Para surpresa dele, acabou por perceber que os perfumes faziam mais sucesso do que os livros. E, foi assim que descobriu os factores fundamentais para o sucesso do seu negócio: a grande aceitação dos produtos de perfumaria e a eficácia do sistema de venda de porta em porta.


Ao deparar-se com este enorme potencial de mercado, McConnell fundou em 1886 a California Perfume Company (Companhia de Perfumes da Califórnia), iniciando as suas operações de vendas a domicílio numa pequena sala alugada no centro de Nova Iorque, com a produção de apenas cinco fragrâncias. Após dar início às operações da empresa, McConnell convidou uma antiga amiga que trabalhava com ele na empresa de livros, Florence Albee, para ajuda-lo a revender seus produtos.
Orientada por McConnell, Albee implantou um sistema típico e pioneiro de vendas, contratando promotoras de vendas, que passaram a promover a venda dos produtos a donas de casa, que, motivadas, passaram a exercer uma actividade comercial, independente e lucrativa. Amigos, vizinhos e parentes seguiram a ideia, cujo sucesso foi absoluto. Essas mulheres, então, passaram a oferecer os produtos batendo de porta em porta, e comunicando-se directamente com o público consumidor.
Em pouco tempo o sistema apresentou resultados surpreendentes e, dez anos mais tarde, a Avon já contava com mais de 25 mil revendedoras actuando em todos os Estados Unidos. Cabe ressaltar que naquele tempo, em todo o mundo, não havia esta oportunidade de trabalho para as mulheres, das quais não se esperava mais do que o cumprimento das funções domésticas. Elas não eram ouvidas, não tinham voz ativa nas decisões e não tinham direito ao voto.
O crescente sucesso de vendas alcançado pela Avon fez com que, a partir da década de 1950 a empresa deixasse marcada a sua grande expansão internacional iniciada em 1914, quando ultrapassou as fronteiras americanas e alcançou o Canadá. Em 1959 ela já estava instalada na Inglaterra, Alemanha e Brasil. Em 1966 ela havia chegado à França, Bélgica, Países Baixos, Itália e Espanha. Outros tantos se seguiram, e hoje está presente em mais de 100 países.
Em 1959 a Avon deu início às suas actividades de fabricação e vendas no Brasil, com a fábrica e os escritórios instalados no bairro de Santo Amaro.
Nessa época os produtos Avon eram comercializados apenas no eixo Rio de Janeiro - São Paulo. Mas em pouco tempo as vendas se estenderam também ao interior de Minas Gerais e, em seguida, a todo o sul do país. Nos primeiros anos da década de 1970 os produtos Avon alcançaram todos os estados brasileiros. As instalações já não atendiam mais à demanda de produção. Em 1970 foi inaugurada a nova fábrica na Avenida Interlagos, e em 1975 os escritórios a acompanharam.
Em 1995 a empresa inaugurou uma nova unidade na Rodovia Raposo Tavares no município de Osasco, para onde se transferiu a sua área de expedição. Nesta unidade é realizada a operação e acondicionamento dos produtos que seguirão para as revendedoras e ainda, toda coordenação de transporte. O objetivo da descentralização foi agilizar e modernizar a entrega de produtos para todo o Brasil, tendo em vista a localização e instalações da unidade, que ocupa uma área útil de 16 mil m², sendo este inclusive o maior centro de distribuição da Avon Mundial.
Em junho de 1997, a Avon investiu na criação da unidade de Fortaleza, a primeira filial da empresa fora de São Paulo. De Fortaleza saem os produtos para João Pessoa, São Luís, Teresina, Imperatriz, Recife, entre outras cidades do nordeste.
Com sede em Nova York, EUA, a Avon Products Inc. - que tem 18 fábricas instaladas em 15 países - apresenta uma facturação líquida de aproximadamente  5,7 bilhões ao ano. Essa significativa participação no mercado da beleza coloca a Avon entre as primeiras no ranking das empresas mundiais no segmento, tendo a Avon Brasil como seu segundo maior mercado, somente atrás do mercado norte americano.

E foi assim que nasceu a Avon, texto retirado do wikipédia

4 comentários:

  1. Olá. Parabéns à avon, é uma marca que uso muito e adoro ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Adriana,

    ainda bem que gosta, é sem dúvida uma marca muito boa e conceituada. Eu tenho alguns produtos e também gosto muito. Beijinhos e volte sempre

    ResponderEliminar
  3. A Avon está de parabéns, pelo tempo de existência e pelo sucesso! :)

    ResponderEliminar
  4. 125 anos de avon?? meu deus parece atrás?? estou a brincar nao sou tao velha quanto isso!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Não te esqueças de deixar um comentário! XOXO*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...